A comunidade de Adriano, localizada no município de Nova Redenção, na Chapada Diamantina, foi beneficiada na última quarta-feira (27), pelo projeto de recuperação e reflorestamento do Parque Municipal que leva o nome do lugar. O Parque Natural Municipal de Nova Redenção rota do Paraguaçu e Grutas (PNMRPG) foi criado através da Lei nº151 de 6 de junho de 2017 e agora recebeu mais de 500 mudas de árvores, sendo 80 mudas de itapicuru, 60 mudas de pau-ferro, 61 de pata de vaca e muitas outras árvores nativas.
A equipe da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente da gestão municipal ‘Governo da Reconstrução’, da prefeita Guilma Soares (PT), com o secretário Édipo Moura, o coordenador de Meio Ambiente Marcos Assis e o assessor Robson Alves, se mobilizou junto ao Ibama e PrevFogo com a Brigada Rosely Nunes, e conseguiram as plantas para o projeto. “Essa parceria é de grande importância para cumprir nossa parte de preservar a natureza. Agradecemos a parceria da equipe Prevfogo, que participou ativamente dessas atividades”, disse a gestão em suas redes sociais.
O projeto propõe a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das nascentes e matas ciliares no município de Nova Redenção, não só como ponto de partida estratégico para recuperação dos recursos hídricos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora. Além de proteger o solo, gerar trabalho, manter e ampliar a beleza cênica de uma paisagem, e assegurar o bem-estar das populações humanas.
O assessor Robson conversou com o Jornal da Chapada sobre esse momento. “Foi a segunda atividade, pois estávamos esperando as chuvas para fazer o plantio. Meses antes foi feito um cercamento da área, isolando e criando um corredor para animais como cavalos e gado. Eles têm acesso à água e podem passar sem pisotear as plantas”, contou. Ele disse ainda que, ao final dos trabalhos, aconteceu uma confraternização com um almoço para todos os participantes.
Jornal da Chapada