O trecho da BA-142, que faz a ligação entre os municípios de Barra da Estiva a Ituaçu, no sul da Chapada Diamantina, está praticamente intransitável. Muitos buracos por toda a extensão da via, que têm dado muitos prejuízos e vêm provocando acidentes, inclusive fatais. Passar pela estrada tem sido um verdadeiro desafio para os moradores da região chapadeira e para aqueles que precisam transitar por lá durante suas viagens.
Imagens recentes da situação da BA-142
De acordo com dados apurados pelo Jornal da Chapada, o problema tem se arrastando durante anos com inúmeros protestos realizados. “A promessa de requalificação feita pelo Governo da Bahia ainda não saiu do papel e os avanços burocráticos avançam lentamente sem nenhuma perspectiva de resolução do problema”, aponta um internauta que pediu sigilo. Em setembro de 2019, o edital de licitação da obra foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), mas até agora nem sinal da obra.
“A situação está realmente difícil, veículos quebrados, inclusive minha moto quebrou duas vezes, gastei cerca de R$600, R$300 em cada reparo”, diz Valteir Reis, 31 anos, microempresário e morador de Barra da Estiva. “Ambulâncias têm dificuldade para prestar socorro para os pacientes que precisam ser levados para Vitória da Conquista nas emergências, pessoas que precisam se deslocar até lá também em busca de atendimento médico. E fora os acidentes na região, muitos fatais, os motoristas tentando desviar dos buracos e acabam provocando colisões frontais”, finaliza ele.
Jornal da Chapada
Vídeo da manifestação de abril de 2019
Leia também
Chapada: Trecho da BA-142 entre Tanhaçu e Ibicoara está causando prejuízos para motoristas
Chapada: Obras na BA-142 estão cada vez mais próximas, segundo governo estadual