O contrato de empreitada para recuperação e manutenção da BA-142, que passa por municípios turísticos do sul da Chapada Diamantina foi publicado e, com isso, a esperança de se ter uma via transitável e segura aflorou nos moradores da região. A recuperação começa em março e vai cobrir trechos que vão do entroncamento da BA-245, em Itaetê, até o entroncamento da BR-242, em Andaraí, e sobe para Mucugê até Barra da Estiva. Conforme dados do governo estadual, via Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), as obras ainda passam pelo distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, próximo da região Sudoeste.
A empresa que fará a recuperação teve o contrato publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) na última terça-feira (18). “Aguardamos que esse ano saia. Pois estamos esperando há muito tempo pela recuperação nessa estrada. Muitos acidentes poderiam ter sido evitados. Sem contar que o acesso para turistas a pontos turísticos como o Poço Encantado, Cachoeira do Buracão, entre outros são penalizados devido ao caos na estrada, cheia de buracos”, diz um motorista que usa a via diariamente. Os donos de vans e transporte de passageiros também reclamam da situação.
Estes trechos da BA-142, já foram temas de diversas matérias publicadas aqui no Jornal da Chapada, relatando protestos para cobrar a revitalização da rodovia, além de diversos acidentes que poderiam ter sido evitados se a estrada tivesse condições adequadas para uso (veja aqui e aqui).
A soma total dos trechos da BA-142 que serão recuperados é de quase 207km e está no pacote da licitação que foi concluída para a recuperação de um total de 745km na Chapada Diamantina e do Velho Chico. As obras serão iniciadas já no mês de março com o prazo estimado para conclusão da obra de 5 anos, conforme informa a Seinfra. A estrada é a principal ligação entre as regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste e é de extrema importância para quem precisa escoar a produção entre as regiões e para outros lugares.
O processo licitatório da obra realizada pela Seinfra foi concluído na última terça-feira (18) com a assinatura do contrato com as empresas vencedoras da licitação. Agora, estão em fase de mobilização dos equipamentos para começar os serviços. “O investimento na recuperação destes 745 quilômetros de rodovias estaduais é de mais de 190 milhões de reais. Essa extensão será adicionada aos mais de 5.500 km de vias já recuperadas pelo Governo da Bahia nos últimos cinco anos”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário estadual de Infraestrutura.
Jornal da Chapada
Leia também
Chapada: Trecho da BA-142 entre Tanhaçu e Ibicoara está causando prejuízos para motoristas