O prefeito do município de Miguel Calmon, na Chapada Norte, José Ricardo Leal (PT), voltou atrás em sua decisão e restringiu, mais uma vez, o funcionamento do comércio local. Nesta terça-feira (28), o gestor emitiu uma nota informando a suspensão da flexibilidade para os comerciantes do município. A decisão ocorreu por meio de votação virtual pelo Comitê de Combate ao Coronavírus de Miguel Calmon, depois da confirmação da chegada de uma pessoa contaminada pela Covid-19 no município, na última quinta-feira (23).
“O referido cidadão transitou em nossa cidade, por determinado período de tempo, em local de ampla movimentação popular”, disse o prefeito. Segundo José Ricardo, a cidade enfrenta um momento de alto potencial de contágio de coronavírus para quem manteve contato, sem máscara, com paciente infectado. A prefeitura vai mapear toda a rede de contatos mantidos pelo cidadão e pelas pessoas que com ele mantiveram contato.
Conforme informações, o paciente testou positivo em teste rápido e ficou internado no Hospital Dr. Carlos Ayres, em Piritiba, antes de ser transferido para o Hospital Espanhol, em Salvador, nesta terça. Ainda segundo dados, “o comitê de Miguel Calmon, em votação virtual, decidiu, por maioria, suspender as medidas de flexibilização do comércio em Miguel Calmon e manter em vigor as medidas restritivas atualmente vigentes”.
Com isso, os comércios não essenciais devem permanecer fechados. “Cabe dizer que as medidas de auto isolamento e higiene devem ter atenção redobrada e que as pessoas que tenham necessidade de ir às ruas utilizem máscara de proteção”, disse o prefeito em nota emitida em redes sociais.
Jornal da Chapada