Um grupo de pesquisadores fura a barreira sanitária no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, na última segunda-feira (18). O grupo foi abordado pelas equipes de policiais militares e agentes da vigilância epidemiológica do município. Segundo divulgado no site Notícias da Bahia, composto por dois homens e três mulheres, eles se apresentavam na rua e de casa em casa como pesquisadores. O caso surpreendeu moradores diante das restrições devido à pandemia do novo coronavírus e de um caso confirmado na localidade.
O questionário incluíam indagações, perguntas tipicamente extraídas de pesquisas eleitorais como o grau de aprovação do gestor e da sua administração, dentre outras. A equipe de entrevistadores, que trabalha para um instituto de pesquisas sediado em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, conseguiu passar pelo bloqueio instalado pela Vigilância Sanitária de Morro do Chapéu nos acessos à cidade e se hospedou em uma pousada local.
“Não sabemos como eles conseguiram passar pelas barreiras. Nós vamos buscar os esclarecimentos e vamos também providenciar o cumprimento das medidas sanitárias a serem aplicadas. Se eles serão confinados em quarentena ou se deixam a cidade ainda hoje [quarta, 20 de maio]”, pontuou a coordenadora Vigilância Epidemiológica no município, Lorena Bonfim.
Um caso parecido ocorreu no município de Irecê, na Chapada Velha, com uma equipe de pesquisadores de São Paulo, a serviço do Ibope Inteligência. A pesquisa que apuraria a quantidade de infectados pela covid-19 foi suspensa após três entrevistadores testarem positivo para o novo coronavírus.
Jornal da Chapada
Leia também