A atitude tomada pelo prefeito do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, Valdes Brito (PT), de orientar a população a ficar em casa a partir das 19h até às 5h não está sendo tão eficaz como se imaginava. O chamado ‘toque de recolher’ foi decretado pelo gestor após o município registrar 21 casos positivos para a covid-19 por meio de testes rápidos.
Diante da situação, alguns moradores indignados com a falta de respeito de algumas pessoas pedem que o prefeito tome atitudes mais severas. “O prefeito está sendo muito bonzinho em não punir essas pessoas que não têm noção do que estão fazendo. Essas pessoas deveriam ser presas”, diz a dona de casa Célia Moreira.
“Valdes está se mostrando um ótimo prefeito nessa pandemia. Não votei nele, mas reconheço que está tomando todas as medidas para evitar a proliferação do coronavírus. Agora só falta a população fazer a parte dela e ficar em casa”, fala um morador da cidade, que não quis se identificar.
Segundo o prefeito Valdes, várias denúncias de pessoas circulando nas ruas depois do horário permitido chegaram a ele. “Muitas pessoas estão me ligando dizendo que tem gente na Praça 25 de Setembro e em outros locais. Estamos pedindo a colaboração de todos para evitar a propagação desse vírus que infelizmente já chegou ao nosso município. Estamos orientando da melhor forma possível, mas caso a pessoa de oponha vamos ter que usar meios mais severos”, disse.
Itaetê confirmou mais um caso positivo e o município já registra 21 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. No total, 35 pessoas estão com suspeitas da doença e 171 segue em monitoramento.
Jornal da Chapada
Boletim de Itaetê atualizado