Venâncio dos Santos Ferreira Filho, o paciente que gravou vídeo para se queixar da falta de medicamentos em hospital de campanha em Feira de Santana, morreu de covid-19 na última quinta-feira (18). O vídeo foi gravado no início deste mês.
Venâncio tinha 56 anos, era diabético, asmático e hipertenso, conforme aponta texto do G1. O paciente foi diagnosticado com o novo coronavírus no dia 7 de junho, e logo foi internado em unidade de saúde. Mas no dia 11, o estado de saúde dele piorou, e teve de ser transferido para uma UTI, onde ficou por oito dias.
Veja o vídeo gravado pelo paciente antes de falecer
Parentes de Venâncio disseram para a TV Subaé que ele precisava fazer uma hemodiálise desde o último domingo (14), mas o procedimento não era realizado no hospital de campanha. Ainda segundo o G1, a família também teria alegado que os equipamentos necessários não haviam sido instalados na unidade. A direção do hospital nega a informação.
“Temos hemodiálise e temos um contrato de hemodiálise assinado e o aparelho instalado dentro da nossa UTI. O que acontece é que nem todo paciente tem condição de fazer hemodiálise”, explica Francisco Mota, diretor médico do hospital. Jornal da Chapada com informações do G1.