Ibiquera, na Chapada Diamantina, é outro município da região sem caso positivo de covid-19 desde o início da pandemia. Um registro do boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), na última segunda-feira (29), colocou a cidade chapadeira na lista das localidades com transportes suspensos. Em contato com Jornal da Chapada, o gestor municipal Ivan Almeida (PP) nega que o município tenha casos ativos da doença.
Ivan esclarece que o caso computado é um equívoco e que se trata de uma ex-morador do município que mora em Brasília, Distrito Federal. “É uma pessoa de Brasília, que não mora em Ibiquera há mais de cinco anos, só que o endereço que está no cadastro do SUS [Sistema Único de Saúde] é daqui, mas a gente já pegou o resultado dele de Brasília e enviamos um ofício para Sesab, para o órgão competente, mas não tem caso nenhum aqui”, reforça.
Esta mesma ‘falha’ ocorreu com o município de Lençóis, que aparece como se tivesse dois casos positivos, porém são de residentes de Aracaju (Sergipe) e em Salvador (veja aqui). Em Nova Redenção, antes mesmo do município registrar seu primeiro caso, a Sesab havia lançado um positivo de um ex-morador que há muito tempo mora no município de Barreiras (leia aqui). Todos os casos citados tinham endereços antigos no cadastro do SUS.
Jornal da Chapada