Mais um óbito decorrente da covid-19 foi registrado em Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, administrado pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). O município também registrou 49 novos casos da doença respiratória em 24h. Portanto, o total de casos sobe para 844, sendo 363 ativos, 458 curados e 23 que evoluíram para óbito. Em suspeita da doença são 208 e 571 são monitorados. Além disso, já foram realizados cerca de 3.458 testagens.
Sendo assim, 34 bairros e quatro localidades da zona rural apresentam números de casos ativos. O bairro ‘Centro’ apresenta 37 casos da doença, em seguida tem o ‘Barro Vermelho’, com 28, ‘Independente’ computa 26 ativos. ‘São João’ e ‘Oriente’ têm 20 casos cada, e ‘Urbis’ com 18 infectados. Na zona rural, as comunidades ‘Areia Branca’, ‘Formosa’, e região da ‘Serra Verde’ possuem um cada.
Sobre a taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de leitos clínicos no município, os dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que metade (50%) dos leitos de UTI estão ocupados. E dos 20 leitos clínicos, nove estão ocupados atualmente (45%).
A prefeitura de Itaberaba informou que, durante a confecção do card, com os dados gerais do boletim epidemiológico, da última terça-feira (28), houve um erro de digitação na informação relativa aos números de testes realizados. Foi publicado um total de 3.731 testes, quando na verdade o número de pacientes testados é de 3.371.
A gestão municipal reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e à covid-19. Por isso, reafirma as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro.
Jornal da Chapada