No boletim epidemiológico, com dados consolidados até as 17h do último domingo (2), o município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, registrou apenas três novos casos de covid-19. Conforme texto de assessoria publicado na página oficial da prefeitura, o número de pessoas curadas se manteve estável com 542 casos, permanecendo bem acima do número de ativos com uma taxa de 53,11%.
Sendo assim, o município conta agora com 920 casos confirmados de covid-19, sendo 354 (38,48%) pessoas em recuperação, 542 (58,91%) casos curados, e 24 (2,61%) pacientes que evoluíram para óbito. Além disso, já foram realizados cerca de 3.744 testagens (dentre testes rápidos e laboratoriais), 201 pessoas estão com suspeita da doença e 555 pessoas seguem em monitoramento.
No mapeamento de casos ativos por localidade, o bairro com maior número de pessoas infectadas é o ‘Centro’, com 43. Em seguida tem o ‘Barro Vermelho’, com 31, ‘Independente, com 27, ‘Caititu’, com 21, ‘Loteamento Bahia’, com 19, e ‘Oriente’ também com 19. Na zona rural, quatro comunidades apresentam infectados: ‘Areia Branca’, ‘Formosa’, ‘Testa Branca’ e ‘Região da Serra Verde 1’. Todos com um caso ativo.
Sobre os números da taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e leitos clínicos no município, com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), são os seguintes: dos 20 leitos de UTIs ativos, 10 estão ocupados (50%) e dos 20 leitos clínicos, oito estão ocupados atualmente (40%). A taxa de ocupação geral é de 45%.
A Secretaria de Saúde, da gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), destaca que os números do boletim epidemiológico são dinâmicos. Ou seja, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento da sua classificação.
“A gestão reitera que a colaboração de todos é fundamental no combate ao novo coronavírus e à covid-19. Por isso, reafirmamos as recomendações das autoridades sanitárias quanto ao uso de máscaras de proteção, da higiene das mãos, além do distanciamento social seguro”, finaliza nota de assessoria.
Jornal da Chapada