O boletim InfoGripe, divulgado toda semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mostra que Salvador e mais nove capitais brasileiras apresentam sinal de crescimento moderado da covid-19 e de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). De acordo com o estudo, em Aracaju, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Maceió e Salvador, há sinal forte de crescimento no longo prazo.
Já nas capitais de Belém, São Luís e São Paulo, observa-se sinal moderado de crescimento do número de infectados para a tendência de longo prazo, acompanhado de sinal de estabilização na tendência de curto prazo. Ainda conforme a Fiocruz, Belém, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Macapá, Salvador e São Luís, já completam ao menos um mês com manutenção do sinal de crescimento na tendência de longo prazo em todas as semanas.
O boletim ainda sugere que os casos notificados e óbitos no país apresentam ocorrência muito alta. O coordenador do InfoGripe, pesquisador Marcelo Gomes, observou que 20 das 27 capitais apresentam sinal de estabilidade ou crescimento na tendência de longa prazo. Ele destacou a necessidade de cautela em relação às próximas semanas, especialmente em relação a eventuais avanços nas ações de flexibilização das medidas para diminuição do contágio na capital gaúcha.