O filho do político Eduardo Campos, morto em acidente de avião, João Campos (PSB) venceu, neste domingo (29), o segundo turno das eleições em Recife, capital de Pernambuco (PE). Ele assume a prefeitura em 2021 após 447.913 votos, totalizando 56,27%, contra sua prima Marília Arraes (PT), neta do ex-governador Miguel Arraes (PSB), com 43,76% dos votos.
Com 27 anos completados na última quinta-feira (26), o engenheiro João Campos (PSB) torna-se o prefeito mais novo das capitais na história do país. No primeiro turno, o candidato trouxe em sua campanha uma imagem tranquila que mudou logo após passar para o segundo turno, quando passou a atacar intensamente a adversária da disputa.
“Fomos eleitos para governar para todos os recifenses. Independente do seu credo, da sua raça, sua cor, local onde mora. Serão quatro anos de trabalho, trabalho e trabalho”, diz o prefeito eleito no perfil oficial do Instagram. Na legenda de vídeo, no qual registra a vitória, com muito entusiasmo faz coro com eleitores gritando “o povo quer, ninguém segura. João Campos na prefeitura”.
No total foram 911.314 votos válidos com 100% das urnas apuradas. Foram 9,17% nulos (83.558 votos) e 3,48% brancos (31.717 votos). O candidato da coligação ‘Frente Popular do Recife’ reuniu MDB / Rede / PCdoB / Solidariedade / PROS / PV / Avante / Republicanos / PP / PDT / PSD e PSB. João Campos declarou bens no valor de R$242,7 mil. Jornal da Chapada com informações da Folha de São Paulo.
Pronunciamento de João Campos