A oferta de água no município de Seabra, na Chapada Diamantina, deve ser ampliada pela Embasa após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). De acordo com informações do MP, a empresa se comprometeu a encaminhar um cronograma de obras concluídas e investimentos realizados para o processo.
Seabra vinha sofrendo com a irregularidade no abastecimento. Em reunião realizada entre o MP-BA e representantes da Embasa, Gustavo Lima Magalhães Ferreira, gerente regional da estatal em Itaberaba, que cuida do fornecimento em Seabra, esclareceu que houve um declínio da vazão dos poços.
Gustavo apresentou um cronograma de investimentos programados na região. Segundo Ferreira, a Embasa iniciou neste mês de janeiro uma obra que deve aumentar o volume de oferta de água em 80%. O prazo de conclusão é setembro de 2021.
Também após recomendação do MP-BA, a empresa se comprometeu a dar mais publicidade e transparência à sociedade sobre os dias em que haverá abastecimento da cidade, para que os moradores possam se preparar.
Quem acompanhou o caso foi o promotor de Justiça, Fernando Rogério Vila Nova Filho. Ele pontuou a necessidade de aumento na oferta de água ao município de Seabra, “por se tratar de bem essencial à coletividade, sempre tendo em vista ser um recurso natural limitado cujo uso deve ser racionalizado”. Com informações do MP-BA.