Uma operação em conjunto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) apreendeu mais de 800 pacotes de carvão vegetal sem licença ambiental válida e comercializados irregularmente. Os flagrantes aconteceram no último sábado (30), durante operação de combate a crimes ambientais deflagrada nos municípios de Itaberaba, Iaçu, Boa Vista do Tupim e Andaraí, na região da Chapada Diamantina.
“Esse crime ambiental é muito recorrente e vem acarretando uma crescente desertificação em todo o bioma do Nordeste, fator que contribui de forma decisiva para alterações no clima da região”, aponta a PRF em nota publicada no site oficial. A polícia revela que as ocorrências acontecerem em diferentes localidades.
“Todo o material foi encontrado em estabelecimentos comerciais prontos para a venda, porém estava desprovida dos documentos fiscais e licenças ambientais necessárias para comercialização do produto”, completa a nota.
Ainda segundo informações, em todos os casos foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e os responsáveis também se comprometeram a comparecer em audiência da Justiça Criminal para que possam responder por suas condutas, previstas na Lei de Crimes Ambientais. A PRF disse que os pacotes de carvão permanecerão retidos à disposição dos órgãos ambientais.
Jornal da Chapada