Em Angola, o menino Roberto Mukeba chamou a atenção após inventar uma pilha de longa duração, feita a base de materiais reciclados. O menino criou a bateria para poder ouvir música em casa, que às vezes ficava sem energia elétrica. Mesmo sem as condições ideais para desenvolver o trabalho, o adolescente faz jus ao dom descoberto aos oito anos de idade, após ficar em 1º lugar em um concurso da Feira do Inventor e Criador Angolano. Roberto, conta que sempre foi muito criativo.
“Desde sempre procuro saber de tudo um pouco. Descobri a habilidade de inventar em 2016 quando frequentava a 4º série, onde eu fiz o meu primeiro projeto, que foi uma central elétrica de energia permanente”, contou o adolescente à Televisão Pública de Angola (TPA).
O menino contou que o segredo da pilha de longa duração vem de reações sob um tubo de canalização. “Arranjei um tubo e cortei por cerca de dez centímetros e em seu interior fiz uma composição química. Após o processo, reciclei uma pilha normal retirando as extremidades dos lados positivos e negativo, dando no fim uma corrente eléctrica durável graças aos elementos químicos”, explicou.
Agora, estudando na 8º série, Roberto acumula invenções, que são bastante admiradas por familiares, amigos e vizinhos. “Houve um momento em que não havia aparelho musical na sua casa e ele inventou um método alternativo a base de uma caixa sob um microfone. Nos impressionou bastante e tivemos aquela curiosidade para saber como aquilo funcionava”, disse uma vizinha de Roberto. As informações são do site Pais e Filhos.