Já são 1.454 pessoas que foram vacinadas contra a covid-19 no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, do total de 1.799 doses recebidas para o plano de vacinação na gestão do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP). As doses iniciais são para grupos prioritários que estão na programação difundida pelo Ministério da Saúde.
“Não mediremos esforços para ampliar a vacinação à medida que novas doses chegarem”, diz nota da prefeitura divulgada em rede social. Foram 956 doses para profissionais de saúde, 95 idosos institucionalizados e 403 idosos acima de 75 anos que receberam a primeira dose do imunizante contra coronavírus. O governo estadual já anunciou que a segunda dose da CoronaVac começará na segunda (15).
A prefeitura registra o aumento de 70 novos casos confirmados de covid-19 e o número de ativos sobe para 316 casos da doença infectocontagiosa em 24h. O número de casos curados da doença soma 3.492 e o boletim epidemiológico desta quarta-feira (10) registrou o total de 3.868 pessoas infectadas desde o início da pandemia do novo coronavírus.
Os dados são apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, junto com a equipe de Vigilância Epidemiológica. O número de óbitos permanece em 60, e, até o momento, 589 pessoas recém-chegadas na cidade, que tiveram contato com infectados ou suspeitos seguem monitoradas. São 273 casos com suspeita de ter contraído o vírus.
Ao todo, foram realizados 13.176 mil testes para detectar a presença do vírus no paciente. Sobre os casos nos bairros da zona urbana, ‘Centro’ registra 45 infectados, ‘São João’ com 39 e ‘Pé no Monte’ com 22 pessoas com o vírus ativos. Na zona rural do município, ‘Rio do Tupim’ tem três casos e ‘Guaribas’, ‘Cajás’, ‘Ipueira’ e ‘Salinas’ um caso em cada.
Das taxas de ocupação, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está com 85% das vagas preenchidas, sendo 17 ocupadas e quatro disponíveis, dos 20 leitos clínicos, 20% estão ocupados, com 16 disponíveis e quatro ocupados. A Secretaria de Saúde de Itaberaba ressalta que o uso de máscaras de proteção, higiene das mãos e o distanciamento social são imprescindíveis no combate ao novo coronavírus.
Jornal da Chapada
Leia também