Em um comunicado por meio de vídeo, nesta terça-feira (23), o governador Rui Costa (PT) apelou para a população baiana para manter as recomendações dos órgãos de saúde e evitar “paredões, festas, bares lotados ou aglomerações”. Caso os números de contaminação se mantenham em alta, o governador tomará medidas mais duras como por exemplo o ‘lockdown’, apesar de não ter admitido ainda.
“Continuamos abrindo novos leitos, mas nem esse aumento será suficiente para resolver a situação dramática que se aproxima. Sem a sua colaboração, em pouco tempo faltará leitos de UTI no setor público e privado. Já decretei toque de recolher e não hesitarei em adotar novas medidas se a contaminação não diminuir”.
Atualmente, a rede particular de saúde está em pré-colapso. O último boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta que a taxa de ocupação dos hospitais públicos é de 80%. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.025 casos de covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 3.932 recuperados (+0,6%).
Dos 660.506 casos confirmados desde o início da pandemia, 631.606 já são considerados recuperados e 17.580 encontram-se ativos. Hoje foram registradas 66 mortes e o número total de óbitos por covid-19 na Bahia desde o começo da crise é de 11.320, representando uma letalidade de 1,71%.
Jornal da Chapada
Leia também