O grupo de estudos PetCovid-19, que reúne professores e veterinários de seis capitais brasileiras, informou nesta sexta-feira (12) que, após análises, confirmou o primeiro caso de covid-19 em uma gata em São Paulo. Ao todo, o país já registrou outros 14 pets com a doença do coronavírus.
A gata passou pela testagem em dezembro e, segundo os pesquisadores, teria sido infectada por sua dona. O animal teve sintomas como tosse, espirro e diarreia, mas já está recuperada.
Segundo Rafael Agopian, coordenador do curso de veterinária da Unisa Universidade de Santo Amaro e do PetCovid-19 em São Paulo, estudos indicam que os pets apenas são vítimas da covid-19 e não transmitem a doença.
Por isso, ele frisa que não há motivos para preocupação de surtos do coronavírus causados através da relação entre pessoas e animais.
Até o momento, não há registros de mortes de pets por covid-19, mas os pesquisadores seguem estudando a possibilidade da doença se agravar nos bichos. Ao todo, o grupo PetCovid-19 já testou cerca de 110 animais em todo o país. A redação é do site da Revista Fórum.