A segunda edição da Feira Literária de Andaraí (Flian), que tem o propósito de despertar a consciência crítica sobre a realidade social a partir do pensamento do educador Paulo Freire e do seu posicionamento humanista, acontece virtualmente de 25 a 28 de março, de maneira gratuita e pode ser acompanhada pelos canais do YouTube da TV Uneb – Seabra e da Flian. O filósofo e pedagogo será homenageado nesta edição do evento, no ano do seu centenário.
Serão nove mesas temáticas, com palestrantes e mediadores renomados, seis momentos de lançamento de livros, envolvendo 10 autores e dois organizadores de coletâneas; três oficinas criativas e três saraus; além de espetáculos teatrais, exposição-instalação e shows. O evento promete reforçar o protagonismo de todos os participantes, com parte das apresentações realizadas em tempo real e outras previamente gravadas.
Andaraí será mais uma vez o município-sede de uma das maiores festas literárias da Chapada Diamantina, que este ano, por conta do formato virtual, também vai poder mostrar para o mundo todas as belezas e riquezas históricas e culturais da região. Além disso, tem também a Flianinha, parte infantil da Feira, que promete entreter crianças, jovens e adultos com a contação de histórias e canções.
Por meio de nota de assessoria, o coordenador-geral, Emílio Carlos Tapioca, e a jornalista responsável pela curadoria do evento, Mira Silva, contam que a pluralidade do projeto se baseia no tripé da identidade, territorialidade e diversidade cultural e contará com autores literários, grupos artísticos, expressões e manifestações das culturas populares, dando visibilidade ao panorama identitário e cultural de artistas andaraienses, chapadeiros, baianos e brasileiros, incentivando essa interação a partir da linguagem virtual do entretenimento neste momento da pandemia de covid-19.
No primeiro dia do evento, 25 de março, às 19h, o tema do bate-papo da mesa de abertura será ‘O mundo não é, o mundo está sendo’, abrindo os diálogos a partir do pensamento do homenageado Paulo Freire. Com isso, a Flian ajudará a promover o bate-papo entre as diversas vertentes artísticas, fortalecendo os laços da programação com o pensamento freireano e o livre caminhar da leitura e manifestações do saber, com o mote ‘A leitura faz andar o mundo’.
A Flian é uma realização da ‘Viver Cultura e Meio Ambiente’ com a parceria institucional da prefeitura de Andaraí, Instituto Anísio Teixeira, Universidade Estadual da Bahia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Secretaria Estadual de Educação e do Instituto Paulo Freire. O evento conta com o apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do governo federal.
Jornal da Chapada