Muito querido na região da Chapada Diamantina, o pai de santo Gildásio Batista de Oliveira, de 59 anos, faleceu nesta quinta-feira (18). Sua morte comoveu moradores do município de Lençóis, onde morava. A prefeitura de Lençóis, lamentou a morte de Pai Gil ou Dáso, como era conhecido o defensor e colaborador da identidade cultural do município. A prefeitura, comandada por Vanessa Senna (PSD), lamentou a informação do falecimento de Dáso, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Sectur).
“Sua autenticidade sempre será referência marcante da cultura de Lençóis. Com respeito e em oração, desejamos força aos entes queridos neste momento de profunda dor”, disse a prefeitura, por meio das redes sociais. Amigos e familiares se despediram de Pai Gil com homenagens nas mídias sociais. “É com muito pesar que nos despedimos de Pai Gil, também conhecido como Dáso. Um homem de fé que dedicou sua vida às tradições do Jarê e deixa muitos filhos de santo na cidade de Lençóis”, salienta publicação da página ‘Memória das Cantigas de Jarê’.
A página ainda agradeceu “a dedicação à religiosidade e ao apoio fundamental para a existência desse projeto. Apesar da tristeza, temos certeza que os ensinamentos de Pai Gil seguirão vivos dentro de nós e nos dando ainda mais força para dar continuidade aos encantos do Jarê”, completa. Em outra publicação, a página ‘Garimpei.com’ também se despediu do ilustre morador. “Sempre emblemático nas ruas, com suas contas e sua grandeza. Cuidador do sagrado, das pessoas e da cultura de nossa cidade”.
Jornal da Chapada