São três pacientes com o novo coronavírus ativo no corpo no município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, conforme dados do boletim epidemiológico deste domingo (21). A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, também aponta que dez casos suspeitos seguem em monitoramento. São 346 curados, dos 358 casos já confirmados e oito quadros clínicos que evoluíram para óbito.
“Estamos vivendo um dos momentos mais críticos da pandemia. Respeite os decretos municipais e estaduais. Faça sua parte! Se sair de casa, use máscara, lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel com frequência, mantenha um distanciamento de dois metros entre as pessoas, evite aglomerações”, destaca a prefeitura em nota para a imprensa.
A gestão do prefeito Hermínio José Mercês, o popular ‘Corró’ (PP), continua aguardando os resultados dos exames e seguindo os protocolos e recomendações preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Vacinação em Marcionílio Souza
A campanha de vacinação contra a covid-19 continua entre os grupos prioritários do município de Marcionílio Souza. Foram 936 doses recebidas e distribuídas para cinco Unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde e a Vigilância em Saúde informam que 380 idosos receberam a primeira dose e 200 a segunda.
São 143 trabalhadores de saúde que já receberam a vacina CoronaVvac. Esses já receberam a segunda dose. “Temos 63 profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca. Estão aguardando a segunda dose. Tendo estoque de 150 doses para darmos continuidade à campanha”, salienta a prefeitura.
No último sábado (20), foi realizada a primeira dose em 48 idosos de 75 anos/acima e dois idosos receberam ansegunda dose. “Seguimos na primeira fase do Plano Municipal de Vacinação. Assim que todos os idosos de 80 anos/acima do nosso município forem imunizados passaremos para faixa etária de 75 a 79 anos”, informa a gestão.
A prefeitura também reforça que as vacinas estão sendo realizadas com agendamento prévio do Agente Comunitário de Saúde. “Não mediremos esforços para ampliar a vacinação à medida que novas doses chegarem”, completa.
Jornal da Chapada