Mesmo com a crise sanitária, o município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, celebrou Corpus Christi com a tradicional ‘Noite das Lanternas’. A tradição secular é comemorada na véspera do feriado nacional, dia 2 de junho. Por causa da pandemia, este ano os tapetes não serão confeccionados nas ruas.
E a celebração de Corpus Christi acontece nesta quinta-feira (3), cumprindo os protocolos de segurança contra a covid-19. De acordo dom informações da prefeitura municipal, as missas foram transmitidas pelo sistema de autofalantes e pela plataforma do YouTube, e a procissão será feita durante carreata.
“Também não haverá a ornamentação das ruas com os tradicionais tapetes coloridos. O propósito é evitar aglomeração e preservar os fiéis de uma possível contaminação pelo novo coronavírus”, aponta assessoria de comunicação da prefeitura.
Rio de Contas mantém as tradições seculares. Ornamentação das fachadas das casas, com plantas, flores e toalhas de renda ou crochê são utilizadas pelos moradores. E o ritual da ‘Noite da Lanternas’ acontece sempre na véspera.
“A Lira dos Artistas, famosa por seus dobrados ímpares, com os devidos cuidados, alegrará a noite ao som de músicas sacras, várias delas de autores rio-contenses”, pontua o padre Rinaldo.
O Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, padroeiro da paróquia do município de Rio de Contas, é louvado pelos fiéis, que ao longo dos séculos mantém viva a chama da fé. A Festa de Corpus Christi é celebrada no município, desde 1728, cinco anos após a fundação da cidade.
A prefeitura de Rio de Contas, por meio da Secretaria de Turismo, entrou com um pedido ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), em 2019, para tornar a Festa do Corpus Christi Patrimônio Imaterial do Brasil. O processo está sob análise. Jornal da Chapada com informações de assessoria.