No município de Lençóis, na Chapada Diamantina, uma das regiões onde tem o maior número de focos de dengue é o distrito Octaviano Alves, conhecido como ‘Tanquinho’, conforme o Levantamento de Índice Rápido Amostral (Lira) realizado a partir de ação das equipes da Vigilância Epidemiológica nesta semana.
O levantamento é feito periodicamente a cada três meses, para identificar o índice de infestação do mosquito na cidade. Segundo o supervisor dos agentes de endemias (ACES) Açony Santos, o grande foco dos mosquitos no distrito é por ser uma região onde os moradores possuem muitos tanques e reservatórios de água.
Para o combate e a erradicação da larva, os agentes utilizam um produto vermicida, que é um tipo específico de cloro. Além disso, os agentes fazem o trabalho nas residências e em terrenos baldios, ao avaliar situações que podem provocar a proliferação do mosquito da dengue.
Ao encontrar focos do mosquito, é realizada a coleta do material para análise e identificação da larva do mosquito aedes aegypti. Por ser uma região endêmica, os agentes realizam periodicamente outras ações preventivas para o combate de esquistossomose e leishmaniose.
Jornal da Chapada