A Copa América trouxe, além da derrota para o maior rival na final do campeonato, uma nova variante do coronavírus para o país – B.1.621, uma cepa originária da Colômbia. De acordo com informações do Adolfo Lutz, foram confirmadas duas amostras de dois atletas infectados com a variante no Mato Grosso.
Os infectados foram um atleta da seleção colombiana e outro do Equador. As seleções se enfrentaram na abertura do torneio, no dia 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Segundo último balanço da Conmebol, 166 pessoas relacionadas à Copa América estavam com covid-19. O torneio seria inicialmente disputado na Argentina, mas o país desistiu de sediar a competição em razão da pandemia.
Após desistência, rapidamente o governo Bolsonaro se prontificou a receber a competição, que reúne países sul-americanos, no Brasil.
Já presente no Caribe, a nova cepa chegou aos Estados Unidos, sendo classificada como uma variante de interesse, o que significa que não desenvolveram formas mais letais ou contagiosas do vírus. Jornal da Chapada com informações de Estadão.