A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, conhecida como “Capitã Cloroquina”, pediu ajuda aos senadores governistas para formular perguntas para enviar aos parlamentares na CPI da Covid, no qual é alvo de investigação. Ela fez um treinamento por videoconferência antes de ser questionada pelos senadores em maio deste ano, conforme vídeo divulgado pelo The Intercept nesta quarta-feira (21).
ASSISTA: Vídeo que divulgamos no programa Cama de Gato mostrando o treinamento secreto de Mayra Pinheiro para seu depoimento na CPI da Covid pic.twitter.com/5gTuzEca3Z
— The Intercept Brasil (@TheInterceptBr) July 22, 2021
Ainda no vídeo, Pinheiro exibe não dominar pesquisas sobre a cloroquina, medicamento sem comprovação científica para a covid-19 e que Pinheiro definia como salvação para o vírus. Em imagens exibidas no programa Cama de Gato, do jornalista Leandro Demori, Pinheiro aparece participando de uma reunião preparatória para a CPI com o epidemiologista bolsonarista Regis Bruni Andriolo e Helio Angotti Neto, também secretário do ministério.
“Se o senhor puder fazer três ou quatro perguntinhas que os ‘deputados’ podem me fazer. Tem um grupo que nos apoia, que reconhece o nosso trabalho. Esse grupo precisa fazer perguntas que nos ajudem no nosso discurso. Que perguntas eu posso dar pra esses senadores fazerem a mim. Eles chutam para eu fazer o gol? Capricha e já me dá a resposta”, afirma a secretária para Andriolo, ao completar que são cinco senadores que iriam jogar com eles. Jornal da Chapada com informações da Revista Fórum.