O projeto do Governo do Estado, ‘Bahia Produtiva’, está garantindo e financiando a implantação de sistemas de abastecimento de água e banheiros nas zonas rurais dos municípios de Jacobina, na Chapada Norte, de Seabra, na Chapada Diamantina, e de Caetité, no centro-sul baiano, que estão na área de atuação das três ‘Centrais’ existentes.
Conforme informações do governo, a ‘Central’ garante a gestão, operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, via gestão compartilhada com associações comunitárias. A ampliação da área de atuação deste modelo – Centrais – no Estado da Bahia é importante, de acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que executa o Bahia Produtiva, Wilson Dias.
“Fundamental para avançarmos no abastecimento de água potável nas zonas rurais dos municípios baianos, já que se trata de sistemas autônomos, de baixo custo e de manutenção simplificada com coparticipação com as comunidades locais, aspectos que viabilizam o acesso permanente a água de consumo humano”, pontuou.
Este modelo de gestão compartilhada permitiu, até então, que 10.070 novas ligações de água fossem feitas e 5.297 ligações recuperadas em todo o estado, beneficiando 73.417 mil habitantes na zona rural, que passaram a ter água nas torneiras de suas casas. A meta é chegar a 23 mil ligações de água. Além disso, foram construídos 198 novos sistemas de abastecimento e 2.702 módulos sanitários.
“A manutenção dos sistemas e ainda o tratamento da água são feitos pelos operadores locais, escolhidos pelas Associações Comunitárias. Eles são treinados e orientados pelas Centrais, para melhoria na prestação de serviços”, pontua o gerente da Central de Seabra, Leonardo Athayde.
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e é cofinanciado pelo Banco Mundial. A execução dos sistemas é feita pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs).
Jornal da Chapada