O presidente Jair Bolsonaro deve sofrer impeachment se descumprir ordem da Justiça. Essa é a avaliação de 76% dos brasileiros entrevistados pelo Datafolha. A pesquisa divulgada neste sábado mostra ainda que 21% disseram que ele não deve sofrer impeachment, enquanto 3% afirmaram não saber.
A pesquisa nacional foi feita em 190 cidades com 3.667 eleitores de 13 a 15 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
De acordo com o levantamento, a abertura de impeachment em caso de descumprimento de decisões tem apoio principalmente entre os mais jovens (86% dos jovens de 16 a 24 anos), os mais pobres (82%) e aqueles que reprovam Bolsonaro (94%).
É importante lembrar que no feriado de 7 de Setembro, ao participar de manifestação em São Paulo, Bolsonaro chegou a declarar que não cumpriria mais decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
“Dizer a vocês que, qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais”, afirmou o presidente.
Juristas afirmaram ver crime de responsabilidade na fala do presidente, já que a Constituição brasileira diz que ninguém pode descumprir decisão judicial.
Pressionado, o presidente recuou e dois dias depois divulgou um texto intitulado ‘Declaração à Nação’ afirmando que nunca teve “intenção de agredir quaisquer dos poderes”. As informações são da Revista ISTOÉ.