O contador de história baiano, Ivan Mesquita, que costuma relatar histórias com muito humor, resolveu explicar a origem do nome do Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, um dos cartões-postais da Chapada Diamantina.
Em seu vídeo de mais de 194 mil visualizações, ele conta que o nome se deu após um trabalhador negro de uma das fazendas locais e que era escravizado, identificado como Inácio, ter tido um caso com a esposa de um coronel.
No entanto, há diversas lendas sobre o fato, inclusive de que a Sinhazinha seria a filha e até mesmo, sobrinha do coronel. Ainda não há confirmações históricas sobre qual lenda seria a correta.
Lendas apontam que com o relacionamento descoberto, os jagunços o perseguiram até o topo do morro. Na ocasião, o coronel perguntou se ele optaria por saltar do abismo ou morrer com tiro de arma de fogo.
Ele, então, pulou, abriu um guarda-chuva que tinha pego de Sinhazinha e se jogou. Enquanto muitos pensaram que ele tinha morrido, ele se escondeu em uma caverna que já havia avistado.
No dia seguinte após o esconderijo, ele foi até a fazenda, encontrou a Sinhazinha e os dois fugiram juntos, conforme o contador Ivan. Assim, os dois foram para o Morro do Pai Inácio.
Com um belo pôr do sol e com uma vista privilegiada, o Morro do Pai Inácio encontra-se atualmente em uma Área de Preservação Ambiental (APA) e recebe diversos turistas ao longo do ano.
Jornal da Chapada