Os prefeitos do Consórcio Chapada Forte assinaram, na quinta-feira (9), convênios com o Ministério da Cidadania, em Brasília, para a implantação de cisternas e hortas comunitárias no território chapadeiro. Os convênios irão impulsionar a cadeia produtiva da região e ainda levar água aos locais remotos, além de estimular a produtiva agrícola coletiva.
O primeiro convênio é referente à instalação de cisternas, no qual tem o investimento de mais de R$ 15 milhões. Já o segundo é a criação de hortas comunitárias, com ordem de mais de R$ 2 milhões de reais. Com estes convênios, a região chapadeira terá como potencializar os sonhos produtivos, além de promover segurança alimentar e nutricional das famílias carentes.
O encontro aconteceu na sala do consórcio, na capital federal, e contou com a participação do Ministro da Cidadania, João Roma; de Robson Tuma, Secretário Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania; de Delcimar de Oliveira Silva, Secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, além de Roberta Roma e de Felipe Botelho, diretor DEFISP.
Integram a comitiva dos prefeitos chapadeiros o presidente do Consórcio Chapada Forte e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso; o prefeito de Boa Vista do Tupim e vice-presidente do Chapada Forte, Helder Lopes Campos; a Secretária-Executiva do Chapada Forte, Gabriela Souza; a prefeita de Mucugê, Ana Medrado; a prefeita de Boninal, Celeste Augusta; o prefeito de Palmeiras, Ricardo Oliveira; o prefeito de Novo Horizonte, Djalma Abreu; o prefeito de Piatã e Diretor de Educação do Consórcio, Marcos Paulo; além do vice-prefeito de Iramaia, Antônio Rodrigues, e do presidente da Câmara dos Vereadores de Boa Vista do Tupim, João Itajaí Aragão.
“Com esses convênios será possível realizar sonhos produtivos, levar assistências às famílias mais carentes, impulsionar os pequenos produtores a continuarem produzindo, além de promover uma verdadeira universalização do acesso à água. É importante levar água, um direito básico, a todos os nossos cidadãos, para que eles possam continuar produzindo com qualidade”, disse o presidente do Consórcio, Wilson Cardoso.
De acordo com o Ministro da Cidadania, João Roma, o projeto vai transformar a realidade das famílias do interior da Bahia. “Nós conseguiremos avançar muito na disponibilização de água para beber e produzir, através de pequenas hortas comunitárias.”, pontuou.
Jornal da Chapada