O governador Rui Costa (PT) ‘canetou’ em apenas três dias mais de 90 servidores ligados ao PP, após o rompimento de João Leão (PP) com o governo estadual e a base aliada do PT. Segundo publicação do Metro1, as exonerações dessa quarta-feira (23), publicadas em Diário Oficial, ocorreram nas Secretarias de Planejamento, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento e na de Desenvolvimento Econômico.
As pastas eram comandadas por João Leão, Leonardo Góes e Nelson Leal, respectivamente. Os três entregaram os cargos ao governo. Na última terça-feira (22), 63 servidores foram exonerados das pastas. Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que era comandada Nelson Leal, foram publicadas 39 exonerações. Outras 24 demissões aconteceram na Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, que tinha como chefe Leonardo Góes.
A pasta que foi comandada pelo vice-governador João Leão também teve baixa. Jorgete Oliveira Gomes da Costa foi exonerado da Direção-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria de Planejamento. Rui Costa já tinha exonerado outras sete pessoas na ultima semana.
O vice-governador chegou a dizer, em entrevista à Metrópole que Rui vem perseguindo integrantes do PP depois do rompimento entre eles. Segundo o pepista, há quadros de carreira em diversas pastas, mas que foram exonerados por ter ligação com ele. Com informações do Metro1.