Uma nova reunião entre secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura foi realizada na terça-feira (12) para debater a implantação do ‘Hub Turismo – RotaSul’, que propõe a criação do portal turístico da Chapada Diamantina, por meio do ‘Aeroporto Glauber Rocha’, em Vitória da Conquista. O encontro foi realizado no município chapadeiro de Mucugê e contou com representantes de mais de 17 municípios que serão beneficiados com o projeto, desde prefeitos à secretários, empresários e gestores de entidades comerciais e turística.
Segundo informações da prefeitura de Vitória da Conquista, as discussões propõem a descentralização do acesso para a região da Chapada Diamantina, atualmente realizado pelo município de Lençóis, para Vitória da Conquista, onde o ‘Aeroporto Glauber Rocha’ seria mais acessível em termos geográficos e econômicos para turistas do Centro-Sul da Bahia, Sudeste e Centro Oeste do Brasil.
A prefeita de Mucugê, Ana Medrado, falou sobre a alegria em recepcionar a reunião dos gestores. “Realmente esse roteiro turístico RotaSul do Hub, esse projeto é muito importante não só para Mucugê, mas para toda a Chapada Diamantina. Nós vamos ter uma nova entrada através de Vitória da Conquista (…) eu tenho certeza que vai gerar uma economia muito boa”, avaliou a prefeita de Mucugê, Ana Medrado (DEM).
Esta foi a quarta reunião realizada para debater o assunto. Os encontros anteriores aconteceram em Vitória da Conquista, Ibicoara e Rio de Contas. Para o coordenador técnico do Hub Turismo – RotaSul, Sérgio Magalhães, que conduziu uma palestra durante o encontro, a expectativa é ampliar e melhorar o fluxo de turistas na Chapada Diamantina.
“Além disso, criação de emprego, geração de renda e melhoria da qualidade de vida. E o melhor de tudo: menos custo para o turista e mais experiência na natureza para o turista. Então, a gente vê que essa é uma experiência fantástica de 18 municípios que se organizaram para criar essa estratégia”, afirmou.
Jornal da Chapada