São diversas as opções turísticas na Chapada Diamantina para curtir este feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (16). O local é repleto de destinos para quem deseja se conectar com a natureza ou se aventurar, englobando belos cenários entre as mais de 300 cachoeiras, trilhas, vales, montanhas e grutas. Confira algumas recomendações:
Cachoeira da Fumaça
Uma das principais atrações da Chapada é a segunda cachoeira mais alta do Brasil e uma das maiores da América do Sul, a Cachoeira da Fumaça, que conta com 340 metros. A queda d’água fica localizada no Parque Nacional da Chapada Diamantina, no município de Palmeiras, distante 75 km de Lençóis.
Rampa do Caim
A trilha de acesso a Rampa do Caim, em Andaraí, na Chapada Diamantina, que dura duas horas de caminhada, é remanescente dos garimpos de Diamante. Da rampa, é possível ver as vistas do Vale do Pati e do Rio Paraguaçu. Outros atrativos deste roteiro são esses: o encontro dos rios Paraguaçu e Pati, o provável encontro com garimpeiros que ainda vivem a trabalhar em alguns locais onde passa nossa trilha e o poço da Cachoeira da Donana, local para banhos no fim do trekking.
Vale do Capão
O Vale do Capão é um dos principais destinos da Chapada Diamantina. Embora o ambiente seja bastante interessante para relaxamento, um dos principais focos do turista no local são as trilhas, no Capão e em Conceição dos Gatos.
Do Vale do Capão é possível ter acesso mais fácil a atrações como a Cachoeira da Fumaça, o Vale do Pati e a trilha das Águas Claras, por onde se chega ao Morrão e ao Morro do Pai Inácio. Além delas, é possível também visitar as cachoeiras do Riachinho, Angélica e da Purificação.
Jornal da Chapada