O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a defender o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na noite de quinta-feira (22), em entrevista ao ‘Programa do Ratinho’, no SBT. O ex-presidente ainda comentou que proporcionaria investimento na agricultura.
Na ocasião, Lula disse que “os sem-terra estão em outra”, ao ser questionado sobre eventual retomada das invasões de terra dos grupos. “Hoje os sem-terra estão produzindo, organizando cooperativas e viraram o maior produtor de arroz orgânico da América do Sul”.
Lula ainda disse que em caso de eventual governo financiaria a agricultura “tanto do grande quanto do pequeno”.
Durante a sabatina, o petista comentou se considerar um “socialista refinado” por defender a propriedade privada, liberdade de organização e o direito de greve.
Sobre os atritos do passado com o seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), ex-adversário político, ele alegou que “na disputa política, todo candidato quer mostrar que é melhor que o outro”. “O acúmulo de experiência vai fazer com que, juntos, a gente possa reconstruir o Brasil”, disse.
Entre uma pergunta e outra, Lula lembrou que já chegou a tomar cachaça e comer rabada com o apresentador em sua casa na capital paulista. “Eu comia rabada com você e não limpava a boca na toalha. Usava guardanapo, porra…”, disse Lula, em tom descontraído, que arrancou um “você é encantador” do apresentador. Jornal da Chapada com informações de Gazeta do Povo e Revista Fórum.