O prêmio ‘Selo Escola Antirracista da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA)’ está com inscrições abertas nos municípios chapadeiros de Itaberaba e Boa Vista do Tupim até o dia 18 de outubro (clique aqui para inscrever sua instituição). As cidades são as primeiras do interior a lançarem o selo para instituições públicas e privadas de ensino.
As instituições inscritas poderão concorrer ao selo e serem reconhecidas por suas práticas de combate ao racismo e fortalecimento da autoestima de crianças negras e indígenas. O edital está disponível do Diário Oficial da DPE -BA (clique aqui).
Lançada nos municípios pela unidade da DPE-BA em Itaberaba, a iniciativa visa institucionalizar a educação para as relações étnico-raciais nas instituições de ensino, de modo fortalecer a luta contra o racismo na infância e adolescência.
“A promoção das práticas antirracistas possibilita não só a valorização das diferenças e o combate ao racismo, como também contribui para a autoestima de crianças negras e indígenas, para a apreciação positiva de sua autoimagem, além de estimular crianças brancas a se conscientizarem desde cedo para que não perpetuem práticas racistas”, afirmou a defensora pública Camila Andrejanini, que atua na área de Infância e Juventude.
Através do selo, as instituições de ensino de Itaberaba e Boa Vista do Tupim são estimuladas a adotar ações que tornam obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
O ‘Selo Escola Antirracista’ é uma iniciativa ligada à Ação Cidadã Infância sem Racismo, criada e lançada pela Defensoria Pública da Bahia para discutir e combater o racismo desde os primeiros anos de idade da criança. Neste ano, o tema é a Infância sem Racismo nas Escolas, com o lançamento do prêmio para instituições de ensino públicas e privadas e para educadores e professores.
Categorias e premiação
Somente poderão se inscrever as instituições de ensino de Itaberaba e Boa Vista do Tupim, públicas e privadas, autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação ou pelo Conselho Municipais de Educação dos respectivos municípios.
As escolas poderão se inscrever para concorrer ao Selo Escola Antirracista em três categorias gerais: Selo Compromisso: Prêmio Oru; Selo Reconhecimento: Prêmio Idanimo; Selo Excelência: Prêmio Uora. Já nas categorias especiais, serão distribuídos dois selos: Selo Professor(a) Antirracista – Prêmio Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva; Selo Inovação e Criatividade na Educação Pública – Prêmio Kerawa.
A premiação será realizada no mês de novembro de 2022 e escolas e professores premiados receberão o certificado “Selo Escola Antirracista” correspondente à categoria em que se inscreveu.
Jornal da Chapada