A prefeitura do município de Marcionílio Souza, na Chapada Diamantina, divulgou nota em suas redes sociais pautando a campanha de combate à dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que pode levar à morte em casos graves. Essa ação fortalece a ação nacional e amplia as atividades contra o mosquito na região.
“O mosquito começa a se reproduzir durante os meses mais quentes, quando as chuvas são mais abundantes. A reprodução se dá justamente em poças de água limpa e parada. Ele põe os ovos e depois de algumas semanas as larvas eclodem. O verão é a época de maior incidência da doença e, para prevenir a transmissão, algumas medidas são necessárias”, declarou a gestão na nota.
Evitar o acúmulo de água parada é fundamental para impedir a proliferação do mosquito Aedes. Algumas das precauções importantes são: colocar areia nos vasos de plantas, fazer furos em pneus velhos, ter cuidado com a caixa d’água, remover folhas e galhos das calhas, evitar o cultivo de plantas aquáticas, dentre outras.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 32.821 casos prováveis de dengue. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 22.665 casos. Os dados deste ano apontam um aumento de 44,8%.
Ainda de acordo com a Sesab, em 2022, 368 municípios dos 417 da Bahia notificaram casos da doença. Além disso, 18 mortes foram confirmados por dengue no período. Jornal da Chapada com informações da Sesab.