O assentamento Rio Utinga, ocupado por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), localizado às margens da BR-242, no município chapadeiro de Andaraí, sofre com alagamento causado pelas fortes chuvas que têm atingido a região há algumas semanas.
Segundo informações enviadas ao Jornal da Chapada (JC), o rio transbordou para as plantações com muita força na manhã desta quarta-feira (28). Os agricultores perderam muitos dos equipamentos elétricos, como as motobombas que irrigam o solo.
Em vídeos enviados ao JC, é possível observar os alagamentos que assolaram os terrenos. Michele Souza, presidente da comunidade, relata nos registros que alguns pontos do assentamento a água está muito forte e não permite a aproximação dos agricultores.
Em outro vídeo, Gilmário, um dos integrantes da comunidade, mostra que o alagamento atingiu também a área onde os trabalhadores descansam. “A situação é muito grave. As famílias perderam muita coisa. Na parte de Andaraí que sofreu maior impacto”, aponta o morador.
Nas gravações, a presidente da comunidade Michele Souza solicita ajuda do prefeito Wilson Cardoso (PSB). “Eu sei que ele pode nos ajudar, pois ele nunca nos deixou na mão e sempre esteve presente na formação da roça. Tenho certeza que ele vai fazer o possível, porque muitos ficaram com prejuízo nos motores”, declarou Michele.
Segundo ela, Wilson enviou uma máquina ainda pela manhã da quarta para que os agricultores alcançassem os motores, mas com a lama e o alto nível da água, não foi possível realizar o trabalho.
Jornal da Chapada