Nesta segunda (2), tomou posse o novo presidente da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Carlos Muniz (PTB), e os membros da Mesa Diretora do biênio 2023/2024. A solenidade foi realizada no Plenário Cosme de Farias.
Na ocasião, o então presidente Geraldo Júnior (MDB), que renunciou ao cargo para assumir a Vice-Governadoria do Estado da Bahia, fez a transmissão ao seu sucessor.
Carlos Muniz afirmou que “os temas da capital da Bahia passam pela Câmara da nossa cidade. Os vereadores têm voz e conto também com o apoio dos meus pares nessa missão de presidir esta Casa”.
“A independência que Geraldo Júnior trouxe a esta Casa será mantida no meu mandato como presidente do Legislativo de Salvador. E realizaremos uma gestão compartilhada com todos os vereadores. E os servidores da Câmara de Salvador terão todo o meu respeito”, frisou Muniz.
Durante o seu discurso, Geraldo Júnior disse que “hoje a estrela do dia é o nosso presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz. E temos aqui uma Mesa Diretora eleita pelos vereadores desta Casa e legitimada pela mais alta Corte desse país”.
Geraldo Júnior também avaliou o resultado das eleições em nível nacional e estadual. “A esperança venceu no Brasil e na Bahia. E o pleito que ocorreu nos ensina que a construção da democracia é diária. Tivemos tentativas de desestabilização da nossa democracia, que foram rechaçadas pelas instituições que integram o Estado de Direito”, disse.
Nova Mesa Diretora
Eis a nova composição da nova Mesa Diretora da Câmara: Carlos Muniz (PTB), presidente; Cátia Rodrigues (União), 1ª vice-presidente; Sabá (PP), 2º vice-presidente; Marcelo Maia (PMN), 3º vice-presidente; Isnard Araújo (PL), 1º secretário; Ricardo Almeida (PSC), 2º secretário; Átila do Congo (Patriota), como 3º secretário e Edvaldo Brito (PTB), 4º secretário. O vereador Alexandre Aleluia (PL) é o corregedor e Augusto Vasconcelos (PCdoB) continua como ouvidor-geral.
Na cerimônia, integraram também a Mesa o ex-vereador, Super Geraldo; o deputado estadual, Samuel Júnior (Republicanos), representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD); a desembargadora Gardênia Duarte, representando o desembargador Nilson Castelo Branco, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-Ba); os vereadores Isnard Araújo (PL) e Ricardo Almeida (PSC); o comandante Geral da Polícia Militar, Paulo Coutinho; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Adson Marchesini; o Tenente Coronel Sérgio Ribeiro, representando o comandante Geral da 6ª Região Militar, General Guedon; e a subdefensora Donila Fonseca, representando o defensor público Geral, Rafson Ximenes.
A reabertura dos trabalhos legislativos ocorre no dia 2 de fevereiro, também no Plenário Cosme de Farias. Com informações de assessoria.