A Prefeitura do município chapadeiro de Itaberaba reuniu centenas de famílias de agricultores associados e líderes comunitários da zona rural na manhã desta sexta-feira (20) para discutir o plano de ação para o ano de 2023 e oferecer apoio técnico às entidades, além de ajudar no acesso às políticas públicas. O evento foi realizado através da Secretaria Municipal de Agricultura.
A ação foi realizada no auditório do Centro Comunitário Zumbi dos Palmares, com a presença do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP) e do vice-prefeito Davi dos Anjos (PL) e do secretário da Agricultura, Fabrício Martinez. Associações de produtores rurais, vereadores e demais secretários municipais também marcaram presença no evento que foi aberto para toda a população com propósito de ouvir toda a comunidade e discutir propostas de forma participativa e popular.
A reunião também pautou retomada do Fundo Municipal de Incentivo às Associações Rurais (FUMAC), que tem como objetivo desenvolver a agricultura familiar e fazer avançar ainda mais a economia local, através de projetos municipais e de editais dos Governos do Estado e Federal.
O prefeito e o vice-prefeito aproveitaram a oportunidade para fazer a entrega de equipamentos que juntos somam investimentos de R$1,8 milhões. Através do programa Zona Rural Feliz foram entregues:
– 2 tratores agrícolas;
– 1 retroescavadeira;
– 2 refrigeradores de leite;
– 2 dois tanques para caminhão pipa;
– 2 carroças agrícola;
– 2 conjuntos forrageiros;
– 3 sulcadores.
Durante o pronunciamento, Ricardo Mascarenhas anunciou que aumentará o número de caçambas e equipamentos para melhorar as estradas rurais e prometeu destinar recursos para revitalizar as sedes das entidades associativas. Ricardo considerou as associações como uma espécie de prefeitura das comunidades rurais: “Nosso intuito é fortalecer as associações e é primeiro lá que os agricultores devem levar suas necessidades e buscar recursos que possam ser utilizados de forma eficiente e produtiva.
O prefeito ainda informou que Itaberaba consome um milhão de ovos por mês e que o Governo Municipal vai trabalhar para que a produção de ovos da agricultura familiar seja comercializada com embalagem e com todas as informações nutricionais. A intenção, segundo o gestor, é que a prefeitura possa adquirir esses produtos para escolas e creches do município.
Ainda sobre a situação das entidades rurais, o vice-prefeito Davi dos Anjos reforçou a importância das associações e falou em quitar a dívida das entidades: “Vamos mandar para a câmara municipal um projeto para que a prefeitura possa arcar com cem por cento da dívida das Associações”. Davi disse ainda que é possível a cidade conseguir auto suficiência na produção de ovos, leite e muitos outros alimentos que chegam à mesa e à merenda escolar.
Um dos temas que ganhou destaque foram as parcerias entre associações, cooperativas e poder público. Essa medida colaborativa foi fundamental para que o município consiga atrair recursos através de editais. o presidente da associação de produtores rurais do povoado de Salinas, Jailson Silva entende que “É necessário que as associações estejam devidamente regulamentadas e atuantes para que seja possível atrair investimentos por meio de editais do Governo Federal e do Governo do Estado. Esse apoio técnico que a prefeitura está nos dando é muito importante”.
Durante a reunião, os gestores municipais e os associados rurais discutiram temas relacionados à segurança alimentar, produção orgânica e regulamentação das entidades, Projeto Cisterna que esse ano vai entregar mais de 200 cisternas e a garantia safra que já está na conta dos mais de 1.100 beneficiados. Jornal da Chapada com informações de assessoria.