As ameaças sofridas por sindicalistas do SindilimpBA no município de Cipó, no norte da Bahia, serão levadas à Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e ao Ministério Público (MP-BA) pela entidade após suspeita de participação do prefeito José Marques dos Reis, o popular Marquinhos do Itapicuru (PDT). Conforme relatos recebidos pelo sindicato, nesta quarta-feira (1º), o gestor e alguns capangas ameaçaram os sindicalistas durante apuração de uma outra denúncia a respeito do trabalho dos garis e margaridas. Os trabalhadores de limpeza urbana estariam atuando em situação insalubre e correndo riscos de acidentes.
“Recebemos a denúncia e vamos acionar os órgãos competentes. O sindicato vem recebendo inúmeras ocorrências sobre essa situação de trabalhadores em caçambas e sem proteção adequada. A lei não permite e os três sindicalistas envolvidos no caso conseguiram flagrar as irregularidades. Sabemos que o prefeito apoiou o governador Jerônimo, mas não é por isso que vamos deixar de apoiar os trabalhadores. Infelizmente existe o relato de que o gestor estaria armado durante as ameaças contra os sindicalistas. Também vamos acionar a polícia”, declara a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello.
A direção do sindicato também aponta que há possíveis irregularidades que precisam da intervenção da PGE e do MP. De acordo com Ana Angélica, “o partido do saudoso Leonel Brizola não pode ser conivente com uma situação dessa. As denúncias precisam ser apuradas urgentemente. Vamos denunciar ao estado e acompanhar de perto essa apuração”, descreve a direção do SindilimpBA. As informações são de assessoria.