A menos de uma semana do retorno às aulas, professores, coordenadores e diretores da rede de ensino de Itaberaba reforçam suas apostas em tecnologia e novas práticas educacionais durante as atividades da Jornada Pedagógica de 2023. No encontro desta quarta-feira (1), mais um realizado pela Secretaria Municipal de Educação, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram ministradas nove oficinas temáticas voltadas para ‘Novos Tempos, Perspectivas Diferentes: reflexões e desafios para práticas docentes inovadoras’ – tema central que abre o ano letivo 2023 e orienta os novos rumos da educação no município portal de entrada da Chapada Diamantina.
Conforme dados enviados para a imprensa, a escolha do tema da jornada, que vai até a sexta (3), é fruto de uma mudança de olhar sobre a educação pós-pandemia que passa a ter a tecnologia, utilizada durante o isolamento social como peça chave transformar o modo de ensinar e aprender. O intuito é fazer com que os estudantes possam desenvolver o intelecto e a cidadania com uma leitura de mundo usando crítica e inovadora através dos recursos tecnológicos.
A secretária de educação de Itaberaba, Nogma Brito, disse que a rede municipal aporta em três elementos fundamentais para os novos tempos: alinhar o trabalho e a prática pedagógica com as tecnologias para acompanhar e orientar as habilidades dos alunos; investir em capacitação profissional para professores, coordenadores e diretores e o trabalho coletivo, incluindo a equipe pedagógica, a gestão escolar, o setor financeiro, o administrativo, e os funcionários que estão atuando em todos os setores das escolas.
“O futuro está aqui, diante dos nossos olhos, e esse futuro são os nossos alunos e é por isso que estamos investindo nesse formato de oficinas. Em 2022, a gente pode observar que mesmo com esse retorno alguns professores da rede ainda insistiam em trabalhar, com o livro de forma que os alunos não se identificavam mais, não porque eles não atendam, mas porque eles estão à frente. Portanto, depois desses últimos três anos a gente precisa avançar. Nossos alunos são seres tecnológicos e a gente precisa correr para alcançá-los”, afirma Nogma.
A titular destacou também que é preciso acreditar na educação e ter coragem para enfrentar os novos desafios. “Vislumbro uma rede rica em práticas pedagógicas inovadoras, alunos satisfeitos com um ambiente escolar atrativo porque a gente precisa oferecer essa atração para o alunos, e se eles lidam tão bem com as novas tecnologia dos aparelho eletrônicos e com o ciberespaço a gente tem que investir nisso como ferramenta na educação pública municipal”.
Atividade da jornada
As atividades desenvolvidas na Uneb nesta quarta foram orientadas por educadores que atuam na rede municipal de ensino que conhecem o contexto na qual os estudantes e professores estão inseridos. A partir de avaliações e diagnósticos colhidos ao longo dos três últimos anos, a Secretaria de Educação envolveu todos os profissionais em torno de diferentes eixos temáticos para construir juntos novas perspectivas para a escola.
Uma das colaboradoras da jornada pedagógica foi a especialista em Estudos Linguísticos e Literários, Elionai Brito, que ministrou a oficina ‘Educação do Futuro: como a tecnologia pode ser utilizada a favor do aprendizado’. Para a educadora, a tecnologia em sala de aula é uma necessidade incontestável, já que todas as áreas estão se adaptando ao mundo on-line, virtual e automatizada. Ela defende “que a educação não pode ficar estagnada no tempo, isso porque os estudantes se adaptaram às aulas on-line durante os anos da pandemia” e, segundo Elionai, “retornar aos velhos métodos não seria atrativo para eles”.
“Não podemos ignorar a presença das mídias digitais e das redes sociais na vida dos estudantes. Eles estão sonhando e se para o desenvolver jogos, aplicativos, serem youtubers e nós professores temos que nos adaptar a essa nova realidade. Então eu propus estratégias pedagógicas para trabalhar com as ferramentas digitais como podcast, instagram, currículo web, vlog e até o WhatsApp”, explica Elionai Brito.
Entre as diversas propostas apresentadas durante a jornada, outra que aponta para as práticas inovadoras foi a Oficina de Metodologias Ativas, ministrada por Luciana Bastos. A ideia da oficina é pensar em situações em que o estudante (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos) tenham um papel mais ativo no processo de ensino e aprendizagem. Luciana sugere abordagens que tirem os estudantes da “passividade” e os coloquem também no centro do processo de construção de conhecimentos. A oficina oferece práticas que contribuam com a autonomia dos discentes, promovendo diferentes formas de interação.
Veja os outros temas das oficinas da Jornada Pedagógica 2023:
A Matemática no Contexto Escolar – Amarildo Lima
Leitura e Escrita em Todas as Áreas – Jodelson Brito
Educação Física Escolar na Formação Integral do Estudante – Ianê Barbosa
Educação Especial: práticas inclusivas inovadoras – jeane Freire e Lindimara Oliveira
As Múltiplas Linguagens e a Afetividade na Educação Infantil – Claudineia Barbosa
A Lógica Matemática no dia-a-dia da Educação Infantil – Ana Claudia Sampaio
O calendário de atividades da jornada pedagógica segue com atividades nas escolas envolvendo coordenadores, diretores e professores nos dias 2 e 3 (quinta e sexta). A semana de atividades começou na última segunda (30), no Centro de Atendimento à Educação Básica e Formação Continuada (Cenacon), com a presença de coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Durante a noite foi a vez dos coordenadores da Educação para Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (Epjai) discutirem propostas para o ano letivo de 2023 em um encontro que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Com informações de assessoria.