Tudo começou com uma ação inédita e agora, no último domingo da atividade, acabou ganhando até selo: é o Recicla Iaô de Verão, que ocorre dentro da edição 2023 do Mercado Iaô Verão em Salvador. Ambos os eventos encerram esse final de semana. A ação, original, é fruto de parceria entre o Centro de Artes e Meio Ambiente – ONG CAMA e a Fábrica Cultural e teve vistas garantir renda a catadoras e catadores de materiais recicláveis autônomos, moradores da Península de Itapagipe. Os trabalhadores realizam a coleta dentro do evento.
Pensando na redução dos impactos socioambientais e na destinação adequada desses resíduos, a ONG CAMA estabeleceu parceria com o Mercado Iaô Verão para a realização de ação inédita de coleta seletiva solidária com a inclusão das catadores/es de materiais recicláveis autônomos de Salvador, durante os dias do evento (15 e 22 de janeiro; 5 de fevereiro), no bairro da Ribeira em Salvador-Bahia.
A ação da Coleta Seletiva Solidária incluiu os catadores/as de materiais recicláveis autônomos da Península de Itapagipe, em Salvador, ou seja, aqueles que não fazem parte de associações/cooperativas. Segundo Joilson Santana, catador de materiais recicláveis e coordenador de projetos socioambientais e economia solidária do CAMA, os catadores/as autônomos são a maioria na capital baiana, porém trabalham ainda em condições de vulnerabilidade socioeconômica e convivem com diversas violações de direitos.
Para Santana: “é importante que hajam iniciativas como essa, da Coleta Seletiva Solidária no Mercado Iaô Verão, que agora chamamos Recicla Iaô Verão, pois podem e devem ser replicadas nos diversos eventos, que acontecem na cidade, durante o verão e ao longo do ano, pois é fundamental que a promoção da sustentabilidade com a inclusão socioeconômica dos catadores/as”, destaca.
O CAMA é uma Organização Não Governamental do estado da Bahia, que vem desde a década de 90, desenvolvendo vários projetos, campanhas e ações na Bahia, a partir de parcerias com o poder público, iniciativa privada e sociedade civil, para fomentar o fortalecimento e organização do trabalho dos catadores/as de materiais recicláveis autônomos e cooperativados do estado da Bahia, por meio dos seus quatro programas: Inclusão Socioprodutiva, Desenvolvimento Socioambiental, Raça, Gênero e Direitos Humanos e Educação Socioambiental e Cultura. As informações são de assessoria.