Mais um caso de turistas perdidos em trilha reacendeu o debate sobre a importância de sempre dispor de um guia credenciado para conhecer a Chapada Diamantina. Dessa vez foi um grupo de turistas israelenses que precisou ser resgatado após se perder na trilha da Cachoeira da Fumaça, no município de Palmeiras, na região chapadeira. O resgate aconteceu na tarde da quinta-feira (9) e o trio de turistas estava desaparecido desde a quarta (8).
De acordo com informações do g1, ao menos nove bombeiros militares do grupamento de Itaberaba, município que é portal de entrada da Chapada Diamantina, trabalharam na ação que resgatou os turistas. Os militares foram acionados na noite de quarta. Após encontrar os aventureiros, os bombeiros realizaram os primeiros procedimentos com hidratação e reposição de sais minerais. Ainda segundo os agentes, o grupo apresentava desidratação.
Os israelenses foram levados em uma van para atendimento médico no hospital do município Lençóis, também na região chapadeira. O acesso até a Cachoeira da Fumaça tem cerca de 6km até o topo de onde é possível ver o abismo da queda da água por 340 metros.
O sargento BM Davi Alcântara, que acompanhou o ocorrência, pediu cuidados aos baianos e turistas que fazem a trilha. “É importante que estejam sempre acompanhados por um guia credenciado, pois ao fazerem a caminhada sozinhos podem se perder com facilidade. Além disso, correm o risco de sofrerem entorses. Hoje tivemos um desfecho positivo, mas isso nem sempre é possível”, disse.
O militar ainda pediu atenção para roupas e calçados adequados, além de alimentação equilibrada e hidratação durante a atividade. Nas redes sociais, os moradores e condutores levantaram o debate sobre a importância do guia nas aventuras na Chapada Diamantina. Os motivos já estamos cansados de saber. Assim como foi dito pelo bombeiro militar, o importante é sempre manter a segurança.
Jornal da Chapada