A implantação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, já é uma realidade. Os cursos que vão passar a ser oferecidos serão nas áreas de fruticultura, zootecnia, e agronegócio. A informação foi confirmada pelo prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), que esteve com o presidente do Senar na Bahia, Humberto Miranda, nesta segunda-feira (20).
“Firmando a parceria para a instalação de uma unidade do Senar em Itaberaba, um dia histórico para a nossa cidade. O Serviço Nacional Rural tem como principal objetivo incentivar o empreendedorismo entre os produtores rurais e suas famílias através da qualificação profissional. A capacitação começa desde a produção da matéria-prima, passa pela agroindustrialização, até ensinar técnicas para agregar valor ao produto final”, salienta o prefeito Ricardo.
Conforme o gestor, as formações são principalmente para que os pequenos produtores consigam aumentar as suas rendas. “Por ano, milhares de pessoas são capacitadas e têm as vidas transformadas através dos cursos oferecidos. Todas as aulas são práticas e a metodologia é a mesma de todos os programas oferecidos pelo Senar: aprender a fazer, fazendo! A carga horária dos cursos varia de 16h a 40h”, explica Ricardo.
A prefeitura de Itaberaba deve começar em breve as obras do prédio onde funcionará a capacitação dos moradores de comunidades rurais. Para o secretário de Agricultura do município chapadeiro, Fabrício Martinez, a unidade será para mais desenvolvimento da região. O titular também participou da reunião com o prefeito e o presidente do Senar e detalhou a construção da nova escola de formação regional.
“É mais uma grande obra que mudará a vida de nossos jovens através da maior riqueza que alguém pode ofertar a outra pessoa: conhecimento. Dessa maneira que a gestão ‘Terra do Desenvolvimento’ cuida de nossa gente, ofertando oportunidade para construir dias melhores”, salienta o secretário Fabrício.
Jornal da Chapada