Em agenda na China, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) revelou, nesta segunda-feira (3), que conversou sobre a instalação de fábricas de pás eólicas no estado, e a inserção dessa tecnologia para promover energia renovável. Jerônimo visitou a empresa Sinoma Blade, maior fabricante de hélices usadas para produzir energia eólica do mundo. De acordo com o governo da Bahia, a empresa confirmou a intenção de instalar uma fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. E oficializou o projeto de intenções no encontro.
O governador reforçou o apoio do governo na instalação da fábrica, e disse que o grupo se compromete a ter 90% do quadro de funcionários formado por baianos. Na segunda agenda do dia, a comitiva baiana esteve na sede da Goldwind, fabricante de aerogeradores e componentes de torres que também administra parques eólicos. A empresa tem 40 torres em instalação na cidade de Terra Nova e projeto de implantar uma fábrica de aerogeradores na Bahia.
O primeiro encontro com empresários chineses ocorreu no sábado (1º), em Pequim. Já no domingo (2), a comitiva baiana seguiu para cidade de Jinan. A previsão é que ele visite sete cidades chinesas além da capital. Na chegada a Pequim, Jerônimo afirmou que caso seja confirmada a agenda do presidente Luís Inácio Lula da Silva, prevista para 11 e 15 de de abril, ele deve estender a viagem em alguns dias para integrar a comitiva presidencial.
“Fizemos uma adequação pelo aguardo do presidente Lula. Então ficaremos uma semana em meia nas agendas que programamos, e vamos aguardar a agenda do presidente Lula. Sendo necessário, ficaremos mais dois, três dias com o presidente, de acordo com a agenda dele, caso não precise, retornamos assim que terminarmos (a nossa agenda).”
Além do governador, a comitiva baiana é composta pelos secretários de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida; e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), André Joazeiro; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.
Segundo a assessoria do governador, ele participará de encontros com autoridades políticas e empresariais do país asiático para tratar de projetos em áreas como energia renovável, infraestrutura, indústria automotiva e tecnologia. De acordo com dados do governo do estado, a China é o principal parceiro comercial estrangeiro da Bahia. Os principais produtos exportados para o país são algodão, polietileno e soja.
Lula é esperado entre 11 e 15 de abril
Nesta sexta-feira (31), o Palácio do Planalto recebeu a confirmação da chancelaria chinesa e começa a planejar a viagem de Lula à China entre os dias 11 e 15 de abril.
Depois de manifestar interesse nas datas, o governo brasileiro aguardava a agenda do presidente chinês, Xi Jinping, para poder sacramentar a ida, adiada por conta de um quadro de pneumonia de Lula. O encontro com o presidente chinês deve ser no dia 14, em Pequim.
No fim da manhã desta sexta, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou que a comitiva deixa o Brasil no dia 11 de abril. Outros detalhes não foram divulgados. As informações são do G1 Bahia.