O jovem Túlio de Jesus Silva, de 25 anos, enfrenta o júri popular acusado de homicídio qualificado e roubo no município de Pintadas, na Chapada Diamantina. Esse julgamento começou nesta segunda-feira (15) no município de Ipirá, próximo de Pintadas. Enquanto o Ministério Público do Estado (MP-BA) sustenta a denúncia, a família do réu se empenha em provar sua inocência.
O caso se baseia em um inquérito policial que reúne depoimentos de testemunhas que alegam que o crime foi cometido por dois homens que invadiram um bar. No entanto, a defesa de Túlio apresenta um vídeo que mostra o jovem pedalando em um bairro diferente no momento em que o crime ocorreu, em agosto de 2021.
A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) assumiu o caso na época e realizou uma investigação defensiva, concluindo que seria impossível para Túlio estar presente em dois lugares ao mesmo tempo. Mesmo assim, o réu permaneceu em prisão preventiva até o dia do julgamento.
Atualmente, Túlio conta com o apoio de uma equipe de advogados que atuam pro bono, ou seja, voluntariamente. O julgamento está sendo realizado no Fórum de Ipirá. A família espera que a verdade seja restabelecida, e que seja provada a inocência do jovem diante das acusações graves que enfrenta. Entenda aqui o caso.
Jornal da Chapada
Leia também