Tremores de terra foram registrados em Boninal, na Chapada Diamantina, no último sábado (13), pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN). A atividade sísmica ocorreu às 12h13, horário local, com magnitude preliminar calculada em 2.0 mR. Apesar do tremor na escala 2, o laboratório segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado da Bahia e em toda região Nordeste do país.
Segundo informações do Correio24h, até o momento da publicação, não há informações sobre a população ter sentido ou ouvido as atividades sísmicas. No mesmo dia, dois tremores também foram registrados na região do município de Maracás. O primeiro tremor aconteceu às 14h01, e o segundo foi registrado após o intervalo de 1 minuto. Ambas magnitudes foram calculadas em 2.0 mR.
Os terremotos ou abalos sísmicos são classificados como eventos geológicos. Eles são definidos como fenômenos de vibração brusca da superfície da Terra que podem durar segundos ou minutos. São provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso, os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.
Jornal da Chapada