Cerca de seis animais foram mortos por envenenamento no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, somente na última quarta-feira (31). Alguns foram vistos agonizando, entrando desesperados em estabelecimentos comerciais, segundo testemunhas. Os guardas municipais estavam retirando das ruas, com tamanha rapidez e diligência, os corpos dos cães envenenados e moradores começaram a estranhar.
Segundo informações do site ‘Em Pauta News’, nos últimos dias, fotos e vídeos de animais mortos por envenenamento foram divulgadas, e há a suspeita que ocultar registros devido aos festejos de Corpus Christi, e com as festas para os santos juninos, Antônio, João e Pedro. Segundo o delegado Fábio Lago, há três inquéritos policiais instaurados. “As investigações estão em curso e já temos alguns suspeitos”, informa o titular.
Em nota divulgada em redes sociais, o site Em Pauta News critica a contradição da festa religiosa com a matança dos animais. “Neste sentido, a Igreja Católica, que goza da prerrogativa de ser a religião de alto relevo na cidade, deveria se pronunciar a respeito dos crimes. Matar animais, sobretudo cachorros, para recepcionar o Santíssimo Sacramento vai contra as leis divinas, onde o amor e a valorização da vida são princípios basilares que regem as relações entre os seres, pois para Deus todas as vidas importam”, descreve o site em publicação.
Conforme o site, “a cidade está sendo, literalmente, limpa, sem resquícios de sujeira. Entretanto, esqueceram de combinar com o outro santo, o Francisco de Assis [Patrono dos Animais]”… “O dia de Corpus Christi, celebração que reúne os munícipes e os visitantes, deveria ser a representação do amor que devotamos a Deus e ao nosso semelhante e não um ato de eugenia total. Não façam do corpo do Cristo uma dissimulação hipócrita de festejo da sua fé”, completa a publicação do Em Pauta News.
Leia também