A pesquisa Ipec, encomendada pelo jornal O Globo, revelou que o governo do presidente Lula (PT), em cinco meses, conseguiu agradar 41% das pessoas que votaram em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022. Desse percentual, 8% classificaram o atual governo como ótimo ou bom e 33% disseram que a gestão do petista é regular.
Entre os eleitores que optaram por Lula no segundo turno, 68% consideraram seu governo como ótimo ou bom e 27% acharam regular. Somente 3% avaliaram como ruim ou péssimo.
Outra conclusão que reafirmou a adesão a Lula entre apoiadores de Bolsonaro é que 19% dos que votaram no candidato da extrema direita disseram aprovar a maneira de governar de Lula. Já 16% afirmaram confiar no atual presidente.
Aprovação no geral tem oscilação dentro da margem de erro. Outro recorte da pesquisa Ipec apontou que a aprovação do governo Lula, no geral, teve uma ligeira oscilação para baixo.
A porcentagem dos que acharam ótimo ou bom passou de 39% para 37% em relação a abril, o que está dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. As avaliações negativas oscilaram para cima, de 26% para 28, também dentro da margem de erro, mesma situação dos que consideraram regular, que passou de 30% para 32%.
A pesquisa Ipec entrevistou 2 mil pessoas, de forma presencial, entre os dias 1º e 5 de junho, e tem intervalo de confiança de 95%. As informações são da Revista Fórum.