A inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, após condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (30), repercutiu no esperado show da Família Gil, “Nós, a Gente”, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Gilberto Gil estava afinando o violão quando o público entoou “Inelegível, inelegível”, fazendo alusão à decisão do TSE, que declarou a inelegibilidade do ex-presidente por oito anos, contados a partir das Eleições 2022.
“Pela parte que me toca, bem pessoalmente, sei que vou estar livre disso por pelo menos 8 anos”, comemorou Gil. Ele seguiu a apresentação com uma homenagem à Rita Lee. Neste sábado (1º), o show volta a ser apresentado em Salvador, às 19h, também na Concha Acústica. Os ingressos das noites já haviam sido esgotados.
Gil comemora condenação de Bolsonaro pelo TSE após plateia de Salvador gritar "inelegível" em show: "Livre disso"
Vem ver https://t.co/r4qExCTQ2e
Vídeo: Alô Alô Bahia pic.twitter.com/pyrPcPLBrQ
— Alô Alô Bahia (@AloAlo_Bahia) June 30, 2023
Por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do TSE declarou a inelegibilidade de Bolsonaro ao reconhecer a prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros no dia 18 de julho do ano passado.
Walter Braga Netto, que compôs a chapa de Bolsonaro à reeleição, foi excluído da sanção, uma vez que não ficou demonstrada sua responsabilidade na conduta. Nesse ponto, a decisão foi unânime. O julgamento foi encerrado na tarde da sexta-feira (30). As informações são do portal Alô Alô Bahia.