A Secretaria de Meio Ambiente Turismo e Cultura anunciou que, no período de 45 dias, estará proibido o emprego do fogo como instrumento de queima controlada no território de Itaetê. A restrição é referente ao decreto N°143/2023 e visa extinguir os focos de queimadas na região chapadeira.
O anúncio vem após a crescente onda de incêndios que atingiram diversas áreas da Chapada Diamantina, devastando vegetações e prejudicando a qualidade de vida da população local. Na última terça-feira (17), a equipe de brigadistas da ICMbio voltou a registrar incêndios em regiões de Mucugê, aumentando a preocupação de autoridades e moradores da região afetada.
O combate ao incêndio no florestal no Córrego das Perdizes, localizado no município de Mucugê, teve continuidade ao longo da última quinta-feira (19). brigadistas do ICMbio, do PREVFOGO/IBAMA, membros do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e brigadistas voluntários da Brigada Marchas conseguiram controlar as chamas, por volta das 3h da madrugada.
Por volta das 12h, ocorreu um novo incêndio próximo à ponte do Rio Piabas na rodovia BA-142, no município de Andaraí. Inicialmente, dois brigadistas voluntários da CIFA de Andaraí e um morador local responderam ao incêndio. Posteriormente, quatro brigadistas do PREVFOGO/IBAMA também se juntaram à operação. As chamas foram controladas às 15h30.
A Queima Controlada é definida como o uso controlado do fogo em atividades agropastoris, florestais e para fins de pesquisa científica e tecnológica, em áreas com limites físicos predefinidos. Jornal da Chapada com informações do portal Parna Chapada Diamantina.